JESUS
JESUS

Jesus de Nazaré, Jesus Nazareno ou Jesus da Galiléia (8-4a.C. –  29-36? d.C.) é a forma grega do nome Yeshua e por ser filho de Maria e de José, o carpinteiro, em Belém. É reconhecido oficialmente na genealogia da Casa Real de David como Yeshua ben Yoseph, ou seja, "Jesus, filho de José".

Por intermédio de Jesus e dos seus ensinamentos nasce o cristianismo. Os cristãos reconhecem-no como "O Filho de Deus" enviado à Terra para salvar a humanidade. O nome Jesus, (do hebraico, Yeshua), que significa "Deus YHVH Salva", ou "auxílio do SENHOR" (YHVH).

Foi também descrito por seus seguidores como o Messias que no hebraico (Mashíach) משיח que significa Escolhido ou O Ungido de YHVH. Seus discípulos o chamavam "Cristo" que vem do grego Χριστός (Christós), que significa "Ungido", asssim como Messias de onde se origina a nomenclatura Jesus Cristo.

Yeshua (ישוע) é considerado por muitos ser o nome hebraico ou aramaico de "Jesus". Este nome é usado principalmente pelos judeus-messiânicos - ou por pesquisadores, historiadores e outras pessoas que crêem ser essa a pronúncia original do seu nome.
Maria, mãe de Jesus
Origem do nome
Maria (Μαρία transliteração em grego do hebraicoMaryam, Miriã ou Miriam מרים que em hebraico significa "contumácia" ou "rebelião" - ref. strong 3137 e 04813 - Ex 15:20 - cuja raiz é מרה "rebelde" como em Nm 20:10) traduzido para o latim como Maria. Seu nome significa: Senhora da Luz. Acredita-se que tenha nascido em Jerusalém a partir de 15 a.C., para alguns estudiosos teria nascido em Nazaré. Segundo as Sagradas Escrituras era a mãe de Jesus de Nazaré. Alguns autores afirmam que Maria era filha de Eli, mas a genealogia fornecida por Lucas alista o marido de Maria, São José, como "filho de Eli". A Cyclopædia (Ciclopédia) de M'Clintock e Strong (1881, Vol. III, p. 774) diz: "É bem conhecido que os judeus, ao elaborarem suas tabelas genealógicas, levavam em conta apenas os varões, rejeitando o nome da filha quando o sangue do avô era transmitido ao neto por uma filha, e contando o marido desta filha em lugar do filho do avô materno (, )." Possivelmente por este motivo Lucas diz que José era
.

José é um personagem célebre do Novo Testamento da Bíblia por ser o pai legal de Jesus, o fundador do Cristianismo. Pela tradição e pelas Escrituras, nasceu em Belém da Judéia no século I a.E.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel.

Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.


Rating: 2.5/5 (766 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




Total de visitas: 130391