Criar um Site Grátis Fantástico
Enciclopédia
Enciclopédia

Arqueologia Bíblica + Celebridades e Políticos + Ciência e Tecnologia + Culinária Judaica + Educação e Cultura + Enciclopédia de Israel + Estatísticas + Festas e Memoriais + Forças Armadas + Geografia e Geologia + História de Israel + Jerusalém + Mapas de Israel + Música e Dança + Vistos e Imigração

Festa de Purim no Cafetorah 2011

Cafetorah apresenta aqui, como em todos os anos, uma s[erie de documentários, estudos, repostagens, video clips e músicas relacionadas a Festa de Purim. Aumente o som, e aproveite as músicas enquanto você pode ler sobre mais este milagre maravilho em que Adonai livrou o seu povo de mais um de seus muitos inimigos.

Artigo Principal:

http://www.cafetorah.com/A-Festa-de-Purim-e-a-Rainha-Ester

Raise Your Mask Purim - The Fountainheads - Israel

Natalie Portman ganha Oscar de melhor atriz por o 'Cisne Negro'

"Eu uero agradecer a meus pais por me darem a oportunidade de trabalhar a partir de uma idade tão tenra"

Grávida e muito emocionada, a atriz israelense Natalie Portman que cresceu nos EUA mas voltou para concluir os estudos em Israel agradece a família o apoio durante a noite do Oscar que premiou também um filme (Não mais estranhos, Strangers No More) que retrada a vida da escola Rogozin em Tel Aviv, Israel.

Descoberta excepcional de uma construção e mosaico na Judéia

Uma descoberta de importância excepcional descoberta e obras públicas mosaico impressionantes em escavações de recuperação realizada pela Autoridade de Antigüidades de Israel(IAA) em Horvat(Ruinas) de Midras.

O mosaico é uma impressionante descoberta arqueológica em tamanho e beleza, a construção de uma igreja e edifício público foram revelados nas escavações IAA nas várzeas Horvat Midras na Judéia. Vários pesquisadores já visitaram o local durante a escavação e identificaram o local como sendo onde foi enterrado o profeta Zacarias.

Piscina de 1800 anos atrás foi encontrada em Jerusalém

Mais uma relíquia da antiguidade foi exposta esta semana em Jerusalém. Por mais de 1.000 anos ela esteve coberta de entulho e agora, no século XXI está sendo revelada mais uma das facetas da população de Israel na antiguidade.

O período da construção da piscina está entre o II e o século III da era cristã e a mesma ficava localizada junto a um Mikveh, na realidade, bem abaixo do mesmo.

Nova exposição arqueológica no Kibbutz Mishmar Haemek.

Mais de 400 peças antigas estão sendo apresentadas perto do Kibbutz Mishmar Haemek no vale de Jezreel - desde a pré-história até a antiga cidade bíblica de Geva, está sendo exibida uma exposição a desde 25/11. Exposição permanente no kibutz, uma nova estrutura - onde das janelas se pode observar a antiga cidade de Tel Geva (Shusha Abu Tel).

A exposição no kibutz, que foi elaborada pelos moradores, acompanhados pela assistência da restauradora Ruth Goshen e da Autoridade de Antiguidades, inclui itens coletados por ex-membros do kibutz na área.

Dona Graça Mendes Nassi

Gracia Mendes Nasi (Graça ou Gracia é o Português arcaico e espanhol para o hebraico Hannah, também conhecida pelo seu nome cristianizado Beatriz de Luna Miques, 1510-1569) foi uma das mais nobres mulheres judias da Europa renascentista. Ela casou-se com o banqueiro internacional e da eminente dinastia de financiamento da família Mendes, e foi a tia de Joseph Nasi, que se tornou uma figura proeminente na política do Império Otomano. 

Google, a Autoridade das Antigüidades de Israel e os Manuscritos do Mar Morto

A Autoridade das Antigüidades de Israel, o Centro de Desenvolvimento da em Israel a Fundação Leon Levy e a Fundação Arcadia lançam o primeiro projeto desse tipo - "A Biblioteca Digital dos Manuscritos do Mar Morto, em memória de Leon Levy." O que será a documentação completa na rede dos Manuscritos do Mar Morto 

Exposição Arqueológica no Museu de Ashdod

Uma exposição inusitada está em andamento em Ashdod: Após o intervalo que ocorreu há poucos meses no museu Ashdod Maman, após itens terem sido arqueológicos roubados, foi decidido criar uma exposição do museu "roubado", o que aumentará conscientisação do público em relação ao robo de antiguidades em Israel.

A exposição, que foi criada em colaboração com a Autoridade de Antiguidades de Israel e a Polícia Federal do Distrito Sul de Israel, apresentou uma grande variedade de itens que foram roubados e recuperados pela Unidade de Prevenção da Autoridade de Antiguidades.

Sinagoga Samaritana com 1500 anos de idade descoberta em Beit Shean

A sinagoga Samaritana com 1500 de idade foi descoberta.

Em escavações arqueológicas da Autoridade de Antiguidades de Israel está a realizar em Bet Shean, com financiamento do Ministério da Construção e Habitação:

Uma inscrição encontrada foi lá que diz: "Este é o Templo"

Uma sinagoga Samaritana, c. 1.500 anos de idade, foi descoberto antes das férias, a sudoeste de Bet Shean.

A Festa dos Tabenáculos

Sucot ( em hebraico : סוכות ou סֻכּוֹת, Sucot, Festa das Tendas, Festa dos Tabernáculos) é uma festa judaica celebrada no dia 15 do mês de Tishrei (final de setembro até ao final de outubro). É um dos três biblicamente ordenados Sheloshet Haregalim (Três Festas) em que os israelitas fizam peregrinações ao Templo em Jerusalém .

Yom Kippur

Yom Kipur ou Kippur (do hebraico יום כיפור , IPA: [ˈjɔm kiˈpur]) é um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário judaico começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês judaico de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas, leituras bíblicas e oração intensa.

Proibições

Existem 5 proibições no Yom Kipur:

Yitzhak Rabin

Yitzhak Rabin (em hebraico יצחק רבין; Jerusalém, 1 de março de 1922 — Tel Aviv, 4 de novembro de 1995) foi um general e político israelense.

Quinto primeiro-ministro de Israel, no cargo entre 1974 e 1977, regressou ao cargo em 1992, exercendo funções até 1995, ano em que foi assassinado. Foi também o primeiro chefe de governo a ter nascido no território que se tornaria Israel e o segundo a morrer durante o exercício do cargo.

Biografia

Menahem Begin

Menachem Begin (Brest-Litovsk, 16 de agosto de 1913 — Jerusalém, 9 de março de 1992) tornou-se o sexto primeiro-ministro de Israel em Maio de 1977. Ele negociou os Acordos de Camp David com o presidente do Egipto Muhammad Anwar al-Sadat, pelo qual ambos receberam o Prémio Nobel da Paz em 1978.

Em 1939 ele tornou-se líder da organização sionista Betar. Em 1940-1941 foi prisioneiro da União Soviética, sendo libertado em 1941 após o Acordo Sikorski-Mayski para, em seguida, juntar-se ao Exército de Anders polaco.

Moshe Sharett

 

Moshe Sharett ( hebraico : משה שרת, nascido Moshe Shertok (em hebraico: משה שרתוק) em 15 de outubro de 1894, morreu em 07 de julho de 1965) foi o segundo primeiro-ministro de Israel (1953-1955), que serviu um pouco menos de dois anos entre os dois governos de David Ben-Gurion.

Início da vida

Nascido em Kherson no Império Russo (hoje na Ucrânia ), Sharett emigrou para a região de Israel, então controlada pelo Império Otomano em 1906. Em 1910 sua família mudou-se para Jaffa(Jope), e eles se tornaram uma das famílias fundadoras de Tel Aviv. 

Moeda de ouro rara achada na Galiléia com 2.200 anos de idade

 

O Chefe do Departamento de IAA Coin: "Esta é a moeda de ouro mais pesado e mais valioso antiga já encontrada em uma escavação em Israel" 

A moeda, que aparentemente serviu aos propósitos ritual, mostra uma rainha - aparentemente Arsínoe II - a esposa do irmão Ptolomeu II 

Pulseira de 3.500 anos achada na Alta Galiléia

Um artefato único e incomum foi achado de forma fascinante pelos arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel: uma rara pulseira de bronze de 3.500 anos de idade, decorada com chifres 

Hipótese: O governante do vilarejo

A escavação, que está ocorrendo bem próximo a Safed, e está sendo financiada pela Ministério dos Transportes e o Ministério da Habitação, esta é a primeira vila que está sendo escavada deste período na região conhecida no norte de Israel 

Tshá b'Av - Dia da Queda do Templo

Hoje se lembra em Israel o Tshá be'Av, ou seja o nono dia do mês de Av, dia que segundo a tradição judaica foram destruídos os dois templos de Jerusalém, o primeiro construído por Salomão e o Templo construído por Herodes. 

Foi totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 AEC, após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros foram levados para Babilónia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilónico ou Cativeiro em Babilónia na história judaica. 

Kursi(Cursi) nas Colinas de Golan - O Endemoninhado de Gadara

Em uma das minhas últimas jornadas a região do Mar da Galiléia, tive o privilégio de ser acompanhado por dois servos de Yeshua, B. Walter Cristie Silva Aguiar que encontrei no caminho junto ao Rio Jordão e Miss. Roberto Santos que aceitou o meu convite no dia anterior.



Foi uma jornada um tanto agradável e repleta de troca de ideais e conceitos bíblicos relacionados a cultura de Israel e a arqueologia bíblica. Estávamos a caminho de Kursi, o local do milagre dos porcos e mais tarde partimos em direção a Azor(Hatzor) da Galiléia.


Novas descobertas arqueológicas em Tel Kashish

Junto ao cruzamento de Hatishbi, na região do Profetas Elias, está sendo revelada uma das maiores descobertas arqueológicas atuais, no antigo sítio de Tel Kashish, junto a cidade moderna de Yokneam, Jokeneam na Bíblia.

Os primeiros resultados da pesquisa arqueológica estão sendo revelados pelo Autoridade das Antigüidades de Israel(AAI em português e IAA em Inglês), devido aos trabalhos realizados na construção do gasoduto do norte de Israel que deverá passar pelo local, transportando gás natural, por empresa uma empresa nacional. 

Tzippori, a cidade dos mosaicos.

Quando visitamos Tzippori pela primeira vez não sabíamos o que esperar, pois já havíamos ouvido falar e lido sobre sua riqueza em mosaicos e beleza natural a sua volta.

Em uma visita em uma das épocas mais adequadas, o começo da primavera, encontramos um parque nacional simplismente lindo, com acesso para deficientes e excelente estrutura de conveniências.

A Festa de Shavuot (שבועות, Semanas) - A Festa de Pentecostes

A Festa de Shavuot(שבועות, Semanas) é conhecida também como a Festa de Pentecostes pela grande que fala português. Pentecostes é a segunda festa entre os Sheloshet Raglim (três pés) na Torah(Pentateuco). Isto é é uma das três festas em que o povo deve peregrinar e festejar juntos no local designado para o culto, no caso, a Cidade de Jerusalém. Aplica-se quando estiver feito contando Omer, sete semanas, não havia nenhuma data fixa na Torá. Em relação ao hebraico, ele está sempre ligado ao mês de Sivan, e inclui um dia na terra de Israel e dois dias na disáspora(fora de Israel).

O Dia de Jerusalém

O Dia de Jerusalém ( em hebraico : יום ירושלים, Yom Yerushalayim) é um feriado nacional israelense que comemora a reunificação de Jerusalém e o estabelecimento do controle israelense sobre a Cidade Velha em junho de 1967.

Israel foi aceito no OECD

Os meios de comunicação em Israel relatam que o país foi finalmente aceito, após 15 de negociações no OCDE ( Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ).   

 

Yom Haatzmaut

Yom Ha'atzmaut ( hebraico : יום העצמאות yom ha-'aṣmā'ūṯ; árabe : الإستقلال 'Id al-عيد Istiqlal) é o Dia da Independência de Israel, que comemora sua declaração de independência no ano 1948.

Comemorado anualmente no dia 5 do mês judaico de Iyar, que gira em torno da declaração do estado de Israel por David Ben Gurion, o primeiro chefe de estado, em Tel Aviv no dia 14 de maio de 1948( 5 Iyar, ano de 5708 ), e marca também o fim do Mandato Britânico da Palestina.

Enciclopédia

http://www.cafetorah.com/

Rating: 2.5/5 (767 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




Total de visitas: 130397