antropopatismo”
antropopatismo”

Compreendes o que vens lendo?

Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele…” Atos 8: 30-31

Neste ano de excelência, vamos nos aplicar mais a entender o que a Palavra de Deus quer nos ensinar. Esta conversa de Filipe (o diácono) com um eunuco (eunuco refere-se a dois tipos de homens. Um destes que eram chamados de “eunuco” eram homens castrados por seus senhores para serem guardiões das mulheres de seu dono. Outro tipo de “eunuco” era alguns dos oficiais de confiança do rei que poderiam ser castrados ou não) nos mostra que uma pessoa pode ler a Bíblia sem, entendê-la, ou interpretá-la errada. Assim sendo, estarei escrevendo sobre alguns assuntos que podem ser mal interpretados se não houver quem os ensine.

 

Um texto que tem sido muito questionado está em Números 23.19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”. Alguns críticos dizem haver contradições na Bíblia e, por isto, não concordam com ela. A suposta contradição estaria em Gênesis 6.6 “então,se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem…”. 1º Samuel 15: 11 “Arrependo-me de haver constituído Saul rei…”; Jonas 3: 10“… e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.” Entre outros textos… O arrependimento registrado nos textos destacados pelos críticos refere-se à MUDANÇA DE ATITUDE. Por exemplo: O homem demonstra arrependimento quando apresenta atitude diferente daquela que cometeu (corrigindo-se). E para isto acontecer à pessoa precisa mudar seus critérios, seus princípios. Mas Deus, quando muda de atitude, jamais muda Seus critérios e princípios. Na carta de Tiago 1: 17 está escrito: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quemNÃO PODE EXISTIR VARIAÇÃO OU SOMBRA DE MUDANÇA.” Malaquias 3: 6 também nos garante esta realidade.  O que precisamos saber também, é que a Bíblia que temos é uma tradução do original. E, as traduções algumas vezes esbarram em algumas palavras “sem traduções exatas” para determinada língua. A estas palavras, dá-se o nome de “idiotismo lingüístico”. Um exemplo bíblico em que a tradução não é exata; a palavra amor. No original temos Ágape, Filéo e Eros; cada uma delas corresponde a um tipo de amor… Mas a tradução para nossa língua é amor. Quanto ao tema “arrependimento de Deus…” que estamos estudando; precisamos conhecer outro “detalhe”. E assim, não incorreremos o risco de formarmos conceitos errados. Existe um termo teológico conhecido por “antropopatismo”. (Antropo= homem,patismo= em termos); ou seja: “em termos humanos”. Então, antropopatismo significa:Manifestações de Deus traduzidas em termos humanos. Ex.: Deus tem ciúmes, Deus se arrependeu, Deus se irou. Quando a Bíblia usa estes termos, está utilizando-se uma linguagemantropopática, ou seja: UMA LINGUAGEM HUMANA, para que a humanidade compreenda melhor Seus propósitos e designos. Quando na Bíblia diz: “arrependeu-se Deus”, de modo algum está dizendo que Deus errou! Outro exemplo do que quero lhe explicar encontra-se em Jeremias 18: 7-10. O texto acima nos mostra que se o homem se arrepender de SEUS ERROS, Deus não enviará o mal anunciado. Não se trata de um arrependimento como o do homem (que erra), pois Deus não erra! Logo; Seu arrependimento difere do nosso (ARREPENDIMENTO DE DEUS É MUDANÇA DE ATITUDE E NÃO DE CRITÉRIOS OU PRINCÍPIOS).

 

[Fonte: Bíblia apologética, Bíblia Shedd, Dicionário Michaelis, adaptado].

 

Compreendes o que vens lendo?

 

Na unção de excelência!
Pr. Gilberto de Deus e Silva
 

 

Você foi abençoado através desta mensagem? Então entre em contato conosco, queremos ajudá-lo em sua caminhada com Cristo. Se você quiser contribuir com este ministério, entre no Projeto Isaias 54 (página inicial do site) e envie sua oferta.

Rating: 2.5/5 (767 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




Total de visitas: 130424